Como funciona o lookalike do facebook ads?
8102
post-template-default,single,single-post,postid-8102,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive
 

Como funciona o lookalike do facebook ads?

O Facebook continua comprovando, atualização após atualização, que não ocupa o primeiro lugar no número de acessos nas redes sociais brasileiras atoa. Apesar de seu viés social fortíssimo, a ferramenta continua implementando serviços e funções em sua aba comercial, o Facebook Ads. Graças ao enorme trafego de usuários na rede, as possibilidades de fazer vendas, promover a marca e criar um relacionamento com o cliente, nunca foram tão grandes.

Desde quando foi implementado o Custom Audiences (Audiência Personalizada) há dois anos, a rede social continua dando uma força para aqueles que anunciam utilizando sua ferramenta, facilitando muito a forma como os anúncios chegam aos clientes.

No post de hoje, vamos falar como funciona o Lookalike Audiences também conhecido como público semelhante do Facebook ads. Vamos entender o que é, como funciona e suas vantagens. Preparado?

O que é o lookalike

O Lookalike Audiences é uma opção dentro do Custom Audiences para procurar pessoas com interesses similares aos do seu cliente inserido na ferramenta. Pessoas que curtem a mesma página, que já compraram de certo site, já acessam um portal de notícias, entre outras informações que podem ligar estes possíveis clientes à sua lista. Estas informações podem vir de:

  • Páginas curtidas
  • Produtos comprados
  • Sites acessados

A definição que o próprio Facebook dá ao Lookalike é:

“O Lookalike auxilia a e encontrar pessoas semelhantes aos seus clientes atuais através de páginas curtidas, registros em sites, compras realizadas no facebook e relacionamento com marcas.”

Como funciona o lookalike

Ele aproveita a segmentação criada pela Audiência Personalizada para criar uma lista com pessoas que tenham interesses semelhantes aos seus clientes. Digamos que você possui dados de clientes proveniente de uma landing page ou um e-commerce. Dentro do Custom Audiences você poderá selecionar a aba que permite procurar público similares ao seu, pessoas que não conhecem seu negócio mas que sejam parecidos com seu cliente.

Benefícios

O próprio Custom Audiences já havia inovado com uma maneira muito eficiente de fazer anúncios no Facebook ads, ao facilitar o acesso de seus possíveis clientes aos seus anúncios. O Lookalike Audiences consegue aumentar ainda mais as possibilidades de conversão ao criar uma nova segmentação de clientes, baseada em semelhanças que eles possuem com novos e possíveis futuros clientes.

O diferencial de sucesso deste recurso é uma lista grande de Custom Audiences, uma vez que quanto mais pessoas nestas listas, maior são as informações e maior é a chance que o Facebook consegue criar um público Lookalike viável.

Agora que compreendeu melhor como funciona o Lookalike Audiences, comece a aplicá-lo agora mesmo em suas campanhas de anúncios. Vale lembrar que para utilizar este sistema, apenas um país pode ser selecionado por vez na hora de gerar a lista de clientes semelhantes.

Uma ferramenta muito simples e útil, que vai te ajudar a acertar em cheio seu público-alvo, pois suas chances de conversões serão muito maiores com um público personalizado do que simplismente anunciar para pessoas que podem nem serem interessadas no seu anúncio.

E você, como tem utilizado este recurso em suas campanhas de Facebook Ads? Ainda possui alguma dúvida, comente sua opinião e experiências com a gente!