Blog Bornlogic: conteúdos e insights para varejo e indústria

Gerar engajamento com o storytelling digital dos vendedores?

Escrito por Thais Valverde Faria | May 25, 2023 8:15:00 AM

Atualmente, as plataformas de mídias sociais se tornaram ferramentas poderosas de comunicação e fortalecimento de marca no varejo para gerar engajamento com os consumidores. 

Ao incorporar equipes de vendas nas redes, com conteúdos autorais, atrativos e know-how dos produtos e serviços, os vendedores podem capturar a atenção de seu público-alvo e promover conexões mais fortes com clientes em potencial.

Neste artigo você vai saber mais sobre:

O que é uma estratégia de engajamento e qual a sua importância para o varejo?

Uma estratégia de engajamento é um conjunto de ações planejadas e implementadas com o objetivo de atrair, envolver e reter os clientes, fortalecendo o relacionamento entre eles e a sua marca. Essa estratégia visa criar uma conexão emocional com os consumidores, proporcionando experiências positivas e relevantes em diferentes pontos de contato.

A importância da estratégia de engajamento para o varejo reside no fato de que clientes engajados são mais propensos a se tornarem leais, repetir compras e se tornarem defensores da marca. O engajamento do cliente vai além da simples transação comercial, buscando criar um vínculo duradouro e significativo.

Segundo a 4ª edição do Relatório de engajamento do cliente, realizado pela Twillo em 2023, 8 em cada 10 empresas que investiram em engajamento digital atingiram suas metas financeiras em 2022.

Como gerar engajamento nas redes sociais da sua marca?

Dentro das estratégias de marketing, há diversas maneiras de gerar engajamento com seus clientes e prospects, principalmente dentro das redes sociais de sua marca. Confira algumas:

Conteúdo relevante e atrativo

Crie marketing de conteúdo que seja útil, interessante e relevante para o seu público-alvo. Isso pode incluir dicas, tutoriais, informações sobre produtos, tendências e notícias relacionadas ao setor varejista.

Interaja com os seguidores

Responda aos comentários, mensagens e menções dos seguidores de forma rápida e autêntica. Incentive a participação do público por meio de perguntas, enquetes e desafios.

Crie promoções exclusivas

Ofereça promoções e descontos exclusivos para os seguidores das redes sociais. Isso pode estimular o engajamento, compartilhamento de conteúdo e aumentar a visibilidade da marca.

Colaborações e parcerias

Explore parcerias com influenciadores digitais ou outras marcas relevantes para ampliar o alcance da sua marca nas redes sociais. Isso pode envolver co-criação de conteúdo, sorteios conjuntos ou compartilhamento de publicações.

Uso de mídias visuais

Utilize imagens, vídeos e infográficos de alta qualidade para transmitir mensagens e destacar seus produtos de forma visualmente atraente. As mídias visuais têm um grande impacto no engajamento dos seguidores.

Importante: analise suas métricas!

Monitore e analise regularmente os dados de engajamento, como curtidas, compartilhamentos, comentários e alcance. Com base nesses dados, ajuste sua estratégia e identifique quais tipos de conteúdo geram maior engajamento.

Transforme sua força de vendas em produtores de conteúdo

De acordo com um relatório da Bambu by Sprout Social, os vendedores têm 8 vezes mais alcance do que as próprias marcas em suas postagens nas redes sociais.

Quando os vendedores se tornam embaixadores da marca, eles não apenas vendem produtos e serviços, mas também promovem a imagem da empresa e seus valores para os clientes. Isso ajuda a fortalecer a conexão entre a marca e o público, criando uma relação mais duradoura e positiva.

O que é storytelling digital de vendedores?

O storytelling digital de vendedores é a utilização de técnicas de narrativa e conteúdo digital para envolver e cativar clientes, tanto online quanto offline, e gerar engajamento.

Para isso, a força de vendas utiliza elementos como narrativas envolventes, imagens, vídeos e interatividade, para criar uma experiência de compra mais atraente e significativa para os clientes.

No contexto dos vendedores de lojas físicas, o storytelling digital pode ser utilizado para complementar a experiência na loja física, estendendo-a para o ambiente online. Isso pode ser feito através das redes sociais, blogs, sites ou outras plataformas digitais onde os vendedores têm presença. 

O storytelling digital de vendedores pode incluir diferentes abordagens, como:

Produtos ou serviços

Quem melhor para falar sobre produtos e serviços do que os próprios vendedores? Nas redes sociais, eles podem apresentar detalhes, mostrar como um serviço/produto pode resolver problemas ou melhorar a vida das pessoas, compartilhar casos de uso, destacando sempre os benefícios que oferecem aos clientes. 

Promoções e novidades

Com mais de 171,5 milhões de usuários ativos nas redes sociais, ou seja, 79,9% da população brasileira, elas são um canal de destaque para divulgar promoções, lançamentos e incentivar o público a comprar na loja. 

Conexão com o consumidor local

Com a força de vendas digitalizada, varejistas conseguem se comunicar com os diferentes perfis de clientes que existem no Brasil. Isto é, as empresas conseguem criar comunicações regionais. O vendedor de Manaus faz uma comunicação 100% direcionada e pensando nos manauaras. Assim, como quem é do Rio Grande do Sul faz uma comunicação voltada aos gaúchos, levando em consideração o sotaque, cultura e calendário local.

Ao contar histórias autênticas, compartilhar experiências relevantes e criar conteúdos envolventes, os vendedores podem fortalecer a conexão com seus clientes, gerar engajamento e impulsionar as vendas.

Por que os vendedores nas redes sociais ajudam a gerar engajamento?

As redes sociais estão se tornando grande parte da vida dos consumidores. Portanto, saber como se comunicar com eles de forma efetiva pelas plataformas é imprescindível para fortalecer sua marca e aumentar o engajamento com potenciais clientes.

Os consumidores querem construir um relacionamento de confiança com as marcas antes de fazer qualquer negócio e as vendas são meros resultados desse relacionamento. Esse tipo de estratégia também é chamada de Social Selling no varejo.

💡 Quer saber tudo sobre Social Selling e como aplicar essa estratégia no seu varejo? Baixe nosso Guia Completo sobre o assunto

De acordo com o estudo Digital 22: July Global Statshot Report, 71,6% dos usuários de internet no Brasil afirmam que fazem uma pesquisa online antes de comprar um produto ou serviço, o que coloca o país no topo do ranking global.

A equipe de loja continua sendo peça fundamental na construção do branding e, se o time de PDV já se conecta com o cliente diariamente no offline, não faz sentido ele não se conectar no online também. 

A digitalização de verdade começa repensando o modelo de negócio e colocando capacidades humanas e tecnológicas no jogo.

Segundo um estudo da Social Media Today, 77% dos compradores preferem comprar de marcas cujos vendedores usam as redes sociais para promover seus produtos ou serviços.

Como a Bornlogic ajuda grandes varejistas a gerar engajamento através da transformação digital dos vendedores

A Bornlogic resgata o início das relações comerciais, quando você conhecia o seu cliente e se conectava com ele. Só que, agora, no digital. Somos referência no Social Selling para o mercado B2C brasileiro. 

Com a nossa plataforma omnichannel, a força de vendas e matriz trabalham juntas na criação de ações de Marketing Digital por meio da plataforma e aplicativo, atuando como um time de criadores de anúncios locais nas redes sociais. Tudo isso de maneira geolocalizada, com:

  • O conhecimento do vendedor de maneira genuína e personalizada sobre o seu cliente; 
  • Autonomia para que a loja física tenha sua página local e produza seu próprio conteúdo; 
  • Comunicação rápida e de maneira veloz, obtendo um alto volume de anúncios - escalando a produção de anúncio autoral; 
  • Análise de dados para embasar decisões relacionadas à campanhas no digital.

Se você deseja fortalecer sua marca e gerar engajamento com potenciais clientes, conheça nosso case de sucesso com a RaiaDrogasil: