Marketing Digital
Publicado: 9 de Abril de 2024 - Atualizado em: 9 de Abril de 2024

Como o Dia das Mães pode ser uma aula de marketing local para a Black Friday e o Natal

Descubra neste artigo como o Dia das Mães pode servir como um laboratório para estratégias de marketing local, preparando as empresas para outros grandes eventos do ano, como Natal e Black Friday.

Veja mais sobre integração omnichannel, atendimento personalizado e ofertas geolocalizadas, além da importância da análise de dados para direcionar futuras promoções. 

Ao aproveitar essas lições e utilizar tecnologias como a geolocalização nas redes sociais, os varejistas podem maximizar as vendas e fortalecer o relacionamento com os clientes durante os grandes eventos de vendas.


Como o Dia das Mães pode ser uma aula de marketing local para a Black Friday e o Natal


O Dia das Mães é uma das datas mais importantes do calendário comercial do varejo. Durante esse período, as vendas de presentes, flores, produtos relacionados à beleza, moda, eletrônicos e outros segmentos costumam ter um aumento expressivo de procura.

Mais do que uma data de vendas, o Dia das Mães é uma grande oportunidade ainda no primeiro semestre do ano para medir o mercado e testar estratégias de marketing e tecnologias a serem aplicadas em outras datas de grande movimentação, como a Black Friday e o Natal. Portanto, o Dia das Mães será uma janela ideal para ficar de olho nessas estratégias para apoiar o marketing local e que podem fazer a diferença o ano todo. 

Integração omnichannel

Oferecer uma experiência de compra perfeitamente integrada em todos os canais, online e offline, é fundamental para atender às expectativas dos clientes, especialmente quando há um elo emocional com o produto ou serviço adquirido, o que acontece bastante no Dia das Mães. Pisar na bola em uma data destas pode causar um estresse emocional no seu cliente e fazê-lo repensar as próximas compras importantes, já que muitas das marcas de referência já integram essa jornada. 

Para garantir uma transição suave entre os diferentes pontos de contato com a marca, seja em uma loja física, site, aplicativo móvel ou redes sociais, é importante ter uma visão integrada de dados e histórico de jornada dos seus clientes. Além disso, é preciso estar presente e reconhecê-los em todos os pontos de contato que usam, como redes sociais e aplicativos de troca de mensagens. 

Atendimento personalizado

Sendo um dos principais benefícios da integração omnichannel, a personalização no atendimento ao cliente é importantíssima para que eles se sintam reconhecidos, representados e especiais para a marca. 

Sendo algo que os vendedores fazem muito bem ao reconhecer seus clientes entrando nas lojas, essa construção de relacionamento também pode ser feita pelos canais digitais. Chamar o seu cliente pelo nome e avisá-lo de que o perfume que ele costuma comprar ano a ano estão em promoção na loja próxima pode entregar uma conexão maior. É possível ainda fazer isto em escala, criando estratégias de conteúdo localizadas nas redes sociais, e esse efeito de personalização se mostra uma ferramenta poderosa de conversões.  

Disponibilidade para pronta entrega


Quem nunca esqueceu de comprar um presente e precisou correr para conseguir no dia? Varejistas que conseguem fazer uma pronta entrega no endereço selecionado em poucas horas conquistam seus clientes em um momento de estresse! Por isso, tenha uma rede de parceiros que possam fazer essas entregas rápidas e priorize estratégias especiais de logística para clientes próximos da sua loja ou centro logístico no período destas datas. Muitas promoções de eventos como o Dia das Mães em grandes redes acabam sendo dos mesmos produtos em âmbito nacional, desconectados com a realidade dos estoques e necessidades locais de cada loja. Ter uma visão em tempo real de cada estoque e intenções de compra permite anunciar promoções que façam sentido para cada loja.

Do mesmo modo que é importante ter entregas rápidas a poucos dias ou no próprio  Dia das Mães, um lojista que conseguir avisar os clientes locais sobre produtos em promoção obtém uma vantagem significativa para quem precisa de agilidade e disponibilidade local.

Ofertas geolocalizadas

Muitas promoções de eventos como o Dia das Mães em grandes redes acabam sendo dos mesmos produtos em âmbito nacional, desconectados com a realidade dos estoques e necessidades locais de cada loja. Ter uma visão em tempo real de cada estoque e intenções de compra permite anunciar promoções que façam sentido para cada loja.

Do outro lado do balcão, essa demanda é cada vez maior também, já que consumidores de cada região possuem suas particularidades culturais, trazendo mais um benefício enorme de relevância e identidade em fazer ofertas por geolocalização.

Preparando seu time de vendas local para promover a data


Um dos principais recursos de marketing local que as lojas e pontos de venda possuem são os vendedores, que conhecem as características locais, os produtos e já engajam com esses clientes da região. O que muitas marcas estão fazendo é tirá-los de trás do balcão e entregando recursos para que façam conteúdos localizados nas redes sociais, chamando os clientes próximos para conferir as ofertas e novidades. 

Por isso, é importante que esses vendedores sejam orientados e treinados para produzir conteúdos nos formatos que mais engajam (como é o caso do vídeo curto), sobre os produtos mais promissores para a data e as mensagens que a marca deseja transmitir. 

É claro que fazer isto em escala pode assustar, mas usando a tecnologia da Bornlogic é possível ter tranquilidade e governança para não perder o controle dos conteúdos autorais que podem ser divulgados em cada ponto. Da mesma forma, com a plataforma é possível entregar recursos e verbas de forma personalizada e rápida para cada unidade da rede, descentralizando o poder de influência da marca para atuar localmente. 

Análise de dados e feedback do cliente

Usar os dados de compras e feedbacks coletados durante o Dia das Mães para medir as intenções de vendas para outros eventos do ano pode trazer insights importantes para direcionar promoções e preparar o estoque local das diferentes lojas ou franqueados da marca. 

Aproveite também os dados de engajamento nas redes sociais, entraves logísticos e o feedbacks dos clientes para medir a satisfação e a efetividade das promoções e estratégias adotadas no Dia das Mães. 

Muitas dessas estratégias já fazem parte das ações de empresas centradas no cliente, mas pensar nelas de forma localizada pode trazer insights importantes para engajar e fidelizar os clientes durante os grandes eventos de vendas. 

Ao acompanhar as tendências do mercado e responder às demandas dos consumidores, as empresas de varejo podem maximizar as oportunidades de vendas e construir relacionamentos duradouros com seus clientes usando a tecnologia e os recursos de geolocalização das redes sociais. 

Quer entender mais sobre como a Bornlogic pode te ajudar nessa jornada para o Dia das Mães e outros grandes eventos de vendas? Fale com o nosso time aqui ou leia mais no nosso blog sobre as vantagens do marketing local!

Compartilhe essa postagem

Veja como funcionam os produtos e soluções Bornlogic

Aumente sua receita conectando sua loja física ao digital.