Marketing Digital
Publicado: 3 de Abril de 2024 - Atualizado em: 3 de Abril de 2024

Marketing de geolocalização: a estratégia perfeita para franquias criarem campanhas locais

Em um mercado altamente competitivo como é o varejo brasileiro, as franquias buscam constantemente inovações para se destacarem e conquistarem clientes. Entretanto, as franquias enfrentam desafios para descentralizar as ações de marketing, enquanto os franqueados buscam soluções para criar uma comunicação local com seus públicos. 

Nesse contexto, o geomarketing surge como uma ferramenta estratégica indispensável para redes de franquias, combinando localização geográfica e estratégias de marketing para ampliar a visibilidade e a eficácia das campanhas locais de cada unidade.
 
Siga a leitura e saiba mais!


Marketing de geolocalização: a estratégia perfeita para franquias criarem campanhas locais


Nos últimos anos, o geomarketing emergiu como uma ferramenta poderosa no arsenal do marketing moderno. Ao utilizar a localização geográfica do usuário, o geomarketing transforma dados locais em insights valiosos, aprimorando campanhas e estratégias de vendas. Neste artigo, exploraremos o que é geomarketing, como funciona, suas vantagens e como a Bornlogic está revolucionando esse campo.

O que é Geomarketing?

O geomarketing é uma estratégia de marca que usa a localização geográfica dos consumidores para direcionar e otimizar as campanhas de marketing para serem localmente relevantes. 

Antigamente, quando uma loja promovia ofertas exclusivas, ela precisava fazer propagandas localizadas com lambe-lambe, promotores na frente das lojas e anúncios em rádios e panfletos locais. 
Hoje, ficou muito mais fácil (e eficiente) fazer esse tipo de comunicação pelas redes sociais! Mas de pouco adianta fazer esse marketing local se os anúncios chegarem para pessoas de qualquer bairro, cidade ou região.

Com o geomarketing, é possível usar esses recursos para criar campanhas de conteúdo publicitário ou autoral de criadores (incluindo vendedores), direcionadas especificamente para pessoas próximas a cada loja, aumentando a relevância e eficácia das mensagens.

E se ainda restam dúvidas da importância disto, um levantamento da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) apontou que 74% dos brasileiros preferem fazer as compras em lojas físicas próximas de casa. Afinal, se você puder fazer uma compra ao lado de casa e do local de trabalho, não tem motivos para atravessar a cidade e fazer a compra em outra loja, não é? 

Como funciona o Geomarketing?

Com a proliferação de smartphones no país, que já ultrapassam 250 milhões de usuários ativos (FGVcia), está cada vez mais viável obter recursos para geolocalização dos consumidores, utilizando-se da coleta de dados de GPS, IPs, redes sociais e outros meios que sugerem a localização de um usuário. 

Esses dados são analisados para identificar padrões de comportamento, permitindo a segmentação eficaz de mercados e a personalização das campanhas de marketing. 

Entretanto, vale mencionar que é fundamental respeitar a privacidade do usuário e obter seu consentimento para capturar e utilizar essas informações, seguindo as diretrizes da Lei Geral deProteção de Dados (LGPD). Ao utilizar as mídias sociais da Meta, Google e TikTok, estas plataformas já assumem a responsabilidade pelos dados coletados e cuidam para que todas as leis de privacidade sejam respeitadas. 

Quais as vantagens do Geomarketing para franquias?


Confira algumas das principais vantagens em utilizar estratégias de geomarketing:

Descentralização do marketing: Adotar o geomarketing permite que as campanhas possam ser trabalhadas localmente para cada franqueado, entregando a eles os recursos necessários para que possam promover suas lojas e a marca localmente. 

Redução de custos: Ao direcionar esforços de marketing para públicos específicos e localmente relevantes, os anúncios e conteúdos locais acabam tendo mais engajamento e entregam um retorno superior no investimento. Além disso, permite que cada franqueado possa fazer seus investimentos locais também usando os conteúdos da matriz. 

Personalização de campanhas e ofertas: Ao adaptar mensagens com informações e características locais, as campanhas se tornam mais relevantes e impactantes, fortalecendo a conexão com o cliente. Isso é importante considerando o desafio de tornar marcas nacionais em referências locais para os consumidores. 

Análise de Concorrência: O geomarketing permite monitorar a presença e as ações da concorrência em diferentes localidades, auxiliando na definição de estratégias competitivas mais assertivas para cada localidade. 

Pesquisa de Mercado: Coleta de dados geográficos para compreender melhor o comportamento do consumidor em diferentes regiões trazem insights valiosos para a tomada de decisões da matriz e um apoio estratégico para abertura de novas unidades para os franqueados. 

Gestão de Estoque: Identificação de demandas locais para otimização do estoque e previsão de vendas mais precisa é importante que a matriz entenda a necessidade de produção e provisionamento de recursos para cada região.

Apoio de vendas: Ao possibilitar que vendedores e lojas locais das franquias façam campanhas direcionadas ao público local, as marcas entregam a eles uma ferramenta poderosa para se digitalizar e conquistar novos clientes pelas redes sociais. 

Casos de Sucesso da Bornlogic com geomarketing

A Bornlogic se tornou uma referência em soluções de geomarketing por entregar uma solução que nenhuma outra empresa oferece no mercado: uma plataforma completa de marketing local para aproveitar todo o potencial das redes sociais e personalizar em escala as campanhas publicitárias e autorais. 

Case de Sucesso Polishop Case de Sucesso RD

 

Se você deseja descobrir mais sobre como o geomarketing pode impulsionar a estratégia de vendas ou conhecer as soluções inovadoras da Bornlogic, veja mais conteúdos no nosso blog sobre marketing local e ou clique aqui e entre em contato conosco hoje mesmo!

Compartilhe essa postagem

Veja como funcionam os produtos e soluções Bornlogic

Aumente sua receita conectando sua loja física ao digital.