Skip to content

Varejo

Coop. Supermercados atinge mais de 400% no incremento de vendas de produtos em projeto com a Bornlogic

Sobre a Coop

A Coop é a maior Cooperativa de Consumo da América Latina, com uma rede de varejo de mais de 67 anos de história. 

São 31 unidades de supermercados e 80 unidades de drogaria distribuídas por 23 cidades: Barueri, Catanduva, Cotia, Diadema, Franca, Guarulhos, Itu, Jacareí, Limeira, Mauá, Mogi Iguaçu, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Pires, Ribeirão Preto, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba e Tatuí.


Desafios

O marketing da Coop, tinha o grande desafio de atender as necessidades e demandas das lojas, que mudavam de unidade para unidade, região para região. 

Além de ser desafiador para a marca atender com alto nível de personalização cada filial da empresa, alguns gestores de loja já tinham iniciado o processo de obter presença digital criando páginas das unidades nas redes sociais de forma independente.

De acordo com Tamires Lima, líder do projeto Bornlogic na Coop, essa movimentação foi um ponto que levantou a necessidade de investir na digitalização das lojas com maior governança.
 

"No marketing central não conseguíamos ter controle das páginas que os gestores estavam criando, e não era possível divulgar as ofertas de cada loja, mediante essa necessidade, fomos atrás de uma ferramenta que possibilitasse essas divulgações de forma estruturada", comenta Tamires.

 

Por que a Bornlogic?


O objetivo de acelerar a presença e o crescimento do digital já estava entre as prioridades da Coop e a iniciativa dos gestores só impulsionou a marca a buscar um parceiro para trazer mais celeridade, governança e inovação a esse propósito.

"Já conhecíamos a Bornlogic e em setembro de 2021, com toda essa movimentação dos gestores acontecendo e com nosso objetivo de acelerar a digitalização cada vez mais mais forte, entendemos que era o momento de começar um projeto", explica Tamires.

O projeto piloto começou com 19 drogarias e em dezembro já havia escalado para todas as 31 unidades de supermercados. Atualmente as  78 unidades estão plugadas com o projeto, sendo 31 supermercados e  47 Drogarias externas.

 
 
Implementação
 

Para implementação foram envolvidos os gestores de loja participantes do projeto que se tornaram responsáveis pelo uso do aplicativo Bornlogic em loja. 

Com objetivo de estabelecer a cultura digital de ponta a ponta na Coop, a Bornlogic criou sala de dúvidas semanais para capacitar digitalmente os gestores, mostrar as melhores práticas, deixá-los mais seguros para produção de conteúdo.

"Foi um trabalho a muitas mãos: marketing da Coop, gestores de loja e o time da Bornlogic, que desde o início do projeto são super parceiros e dão todo o suporte que precisamos. As salas de dúvidas foram fundamentais para deixar os gestores seguros e engajados para criar estratégias de conteúdo que façam sentido para suas respectivas unidades", comenta Tamires.

__T_7771
Tamires Lima e Thiago Freitas (Gerente da unidade de Diadema)
 
Nosso impacto

Durante o projeto, foi feito um teste comunicando as ofertas apenas nos cartazes do PDV na maioria das lojas e 2 lojas comunicando essas mesmas ofertas com anúncios digitais via App Bornlogic. Os resultados no incremento de vendas foram expressivos nas categorias abaixo. 

 
 
Case Coop 2 Parque das Nações (1)
 
Parque das Nações

 

 

 

Case Coop 1 arvore grande (1)

 

Filial Árvore Grande

 

"Nossa marca é muito próxima ao cliente. Começamos esse projeto com o objetivo de aproximar os gestores dos clientes através do digital, principalmente considerando a mudança do comportamento de compra causada pela pandemia. A maioria dos gestores engajaram de primeira com o projeto, percebendo a ferramenta como uma oportunidade de comunicar as necessidades de cada loja e gerar vendas através do digital", comenta Tamires.

 

Números gerais

 

dados




"Com os resultados expressivos de impacto, engajamento e vendas, até os gestores que estavam mais reticentes em um primeiro momento viram que os vídeos vieram para agregar. Nosso conteúdo é totalmente autoral, é realmente os gestores usando o digital para se conectar com os clientes da redondeza. Não conseguimos imaginar a Coop. sem a Bornlogic", explica Tamires.

Ainda de acordo com ela, foi por meio do projeto da Bornlogic que conseguiram levar pra Coop. o protagonismo digital que estavam buscando, sem acabar com tudo que já vem sendo trabalhado há anos como os tablóides semanais, mas dando a liberdade e o empoderamento necessário para a gestão de loja de aumentar a liquidez de inventário de suas respectivas unidades.

"Se não fosse pelo projeto com a Bornlogic, não conseguiríamos agilizar o nosso processo de digitalização de forma tão rápida e tão próxima aos gerentes de loja. Tanto o marketing, quanto a diretoria e as equipes de loja abraçaram o projeto, que também foi uma forma em investir na capacitação digital de todos os colaboradores das unidades, escalar conteúdos e investir em cada loja", finaliza Tamires.

 

Funcionalidades Bornlogic mais utilizadas na Coop.
 

check

 

 

 

Conheça a tecnologia que está revolucionando as forças de venda! 

Solicitar diagnóstico!

Espalhe a notícia

Cases mais recentes

Varejo

Panvel gera impacto nas vendas, com 64x de ROAS, ao levar a cultura digital para as lojas

Ler agora

Varejo

Carrefour amplia alcance de suas campanhas com App Bornlogic e chega a mais de 150 milhões de interações junto aos consumidores

Ler agora

Varejo

Magazine Luiza digitaliza gerentes regionais para alavancar vendas e bate 80% da meta de um setor em 3 dias

Ler agora