Marketing Digital
Publicado: 13 de Dezembro de 2021 - Atualizado em: 5 de Setembro de 2023

Employee Generated Content: o que é e por que usá-lo?

Mulher negra de cabelo curto enrolado, usando óculos, com uma blusa rosa enrolada no ombro bebendo um copo de café e tirando uma selfie

É bastante provável que, em alguma medida, a sua já use o customer generated content (conteúdos gerados pelos consumidores), principalmente aqueles com depoimentos sobre como seu produto ou serviço facilitou a vida deles, os ajudou a realizar um sonho, e por aí vai.

Na esteira do conteúdo feito por clientes ou influenciadores, algo que vem se tornando comum é o employee generated content, ou seja, o conteúdo gerado pelos funcionários. Especificamente para o marketing digital de unidades físicas, essa abordagem pode ser um ótimo recurso para relacionamento com o cliente e engajar os vendedores. Aqui estão algumas das razões:

A equipe de loja já sabe como fazer

Os vendedores estão acostumados a contar histórias e a envolver os clientes quando chegam na loja. A oportunidade aqui é de levar esse contato com os clientes para antes deles entrarem em uma unidade específica.

Eles são ótimas fontes de informação

Os vendedores têm know how sobre os produtos e serviços oferecidos e é visto como fonte credível de informações. Quando o cliente vê o conteúdo feito por um representante da marca na página local da unidade, por exemplo, ele sabe a quem se direcionar para tirar possíveis dúvidas de um produto ou serviço.

A criação de conteúdo é simplificada

Quando bem instruída, a equipe de loja vira um excelente hub de conteúdo. No lugar de apenas uma agência ou equipe de marketing corporativo ser responsável por criar todos os conteúdos, cada loja pode fazer seus próprios anúncios, o que otimiza a produção e evita gargalos.

A comunicação fica mais próxima do cliente

Quando cada ponto físico pode criar seus anúncios, os conteúdos ficam mais próximos do perfil e das necessidades dos seus clientes daquele local. Os vendedores podem fornecer informações mais claras sobre o que o consumidor precisa, e de uma forma com a qual ele se identifica.

Aumentará sua receita

Começar a usar o conteúdo gerado pela equipe de loja no digital faz com que eles possam se relacionar com o cliente nas redes sociais, atraindo-os para a loja, em um movimento do online para o offline (O2O). Isso contribui para melhorar os números de vendas.

Os funcionários ficam mais engajados

Quando os funcionários são autorizados a contribuir para a criação de conteúdo da empresa, eles sentem-se mais valorizados. Isso aumenta o “orgulho de pertencer”.

Espero que com esses pontos tornem claro o quão vantajoso é utilizar esse tipo de conteúdo em suas estratégias de marketing.

Se você ainda não faz uso dos conteúdos gerados por vendedores, aí vai uma boa notícia: a Bornlogic é a solução perfeita para isso. Com a nossa solução, as equipes de cada loja conseguem criar seus próprios conteúdos, e você consegue gerir a produção desse conteúdo regional em tempo real. Tudo isso 100% digital e com governança para garantir a segurança da marca.

Saiba mais sobre a Bornlogic e marque uma reunião com a gente.

Compartilhe essa postagem

Veja como funcionam os produtos e soluções Bornlogic

Aumente sua receita conectando sua loja física ao digital.