Marketing Digital
Publicado: 13 de Dezembro de 2023 - Atualizado em: 13 de Dezembro de 2023

Como trabalhamos com marketing de geolocalização na Black Friday?

A Black Friday é aquele momento do ano em que milhões de pessoas (em todo mundo) estão em busca de ofertas e descontos. Nesse cenário, todas as empresas - principalmente varejistas - começam a competir por essa atenção. 

Uma boa opção para se destacar em meio a tanta oferta está na estratégia de  marketing de geolocalização. Enquanto algumas empresas buscam atingir públicos de maneira massiva, essa estratégia permite a segmentação das suas suas campanhas de marketing com base na localização geográfica dos consumidores. 

Continue lendo esse conteúdo para entender melhor essa estratégia e ver exemplos reais de como os nossos clientes utilizam o marketing de geolocalização para superar as metas da Black Friday de 2023. 

Marketing de localização para Campanhas de Black Friday

O marketing de localização, ou geolocalização, é a estratégia que usa a localização geográfica dos consumidores para segmentar e direcionar campanhas de marketing. Essa estratégia pode ser usada para atingir o público-alvo regional de maneira mais fácil, aumentando as taxas de conversão.

Isso porque a comunicação vai ultrapassar a competição acirrada da Black Friday - afinal, enquanto seu concorrente tenta passar a mesma mensagem para todo o Brasil, a sua comunicação será desenvolvida para uma região específica, levando em conta as particularidades daquele público e a intenção deles de compra. 

Como utilizar a geolocalização para segmentar audiências por região?

Uma loja de roupas, como a Farm, por exemplo, pode usar o marketing de geolocalização para direcionar campanhas de marketing para consumidores que estão perto da loja e que mostraram interesse em roupas de inverno, na região sul do país, e de verão, na região nordeste. 

A campanha de marketing pode incluir informações sobre promoções de roupas de inverno, melhores maneiras de usar seguindo a moda local. E, além disso, a campanha pode utilizar termos e gírias regionais, garantindo uma aproximação maior com o público. 

banner-case-farmPara segmentar audiências por região usando a geolocalização, você pode usar uma das seguintes técnicas:

  • Usar coordenadas geográficas: Use coordenadas geográficas de um dispositivo para identificar sua localização por meio de uma configuração regional na plataforma da meta, por exemplo.

  • Usar endereços IP: Você pode usar o endereço IP de um dispositivo para identificar sua localização. O endereço IP é um número exclusivo que é atribuído a cada dispositivo conectado à Internet.

  • Usar dados demográficos: esse dados também são uma maneira de identificar a localização. e podem ser enviados pelo próprio consumidor no momento do cadastro. c

As vantagens de adaptar ofertas e promoções com base nas preferências locais dos consumidores.

Como a Bornlogic está atuando a 10 anos com grandes clientes do Brasil para auxiliar na estratégia de marketing de geolocalização, os principais benefícios que podemos destacar na estratégia são: 

  • Aumento da relevância: nossos clientes conseguiram direcionar suas mensagens de marketing para um público-alvo mais relevante, aumentando o alcance e o engajamento das campanhas.

  • Melhor desempenho: As campanhas de marketing geolocalizado passaram a ser mais eficazes que as campanhas tradicionais, pois são mais direcionadas e relevantes.

  • Redução de custos: As empresas podem economizar dinheiro ao direcionar suas mensagens de marketing para um público-alvo menor e mais relevante.

Com a plataforma da Bornlogic, o time de Marketing pode configurar campanhas de acordo com as diretrizes da marca, enviando um briefing ao time das lojas, enquanto as próprias lojas produzem, por meio do aplicativo da Bornlogic, conteúdo autoral e relevante para região. 

Storytelling: Como trabalhar com marketing de geolocalização

Antes de começar a pensar em como falar com as pessoas de uma região, é preciso lembrar que a cultura regional é um conjunto de valores, crenças e tradições compartilhados por um grupo de pessoas que vivem em uma determinada região. 

Mesmo com muita pesquisa, é complicado entender as nuances de uma região - principalmente de um país continental como o Brasil, por isso, a maneira mais simples de se conectar é utilizando as pessoas daquele local. 

Aqui na Bornlogic, nós incentivamos as empresas a transformar digitalmente os vendedores locais, ensinando eles a produzir conteúdo que gere entretenimento e apresente a marca de maneira mais próxima do time da localização escolhida. 

Como a Farm e a Pointer trabalharam a regionalização na Black Friday

O Time da Farm, por exemplo, teve um crescimento de 126% na Black Friday de 2023 sob a Black do ano anterior ao utilizar as vendedoras como influenciadoras digitais. 

Já o Time da Pointer fez a primeira Black Friday Phygital da história, o que garantiu: 

  • Um Recorde Histórico de mais de 1 milhão de visualizações;
  • Mais de mil conversas iniciadas;
  • 88% da equipe batendo a meta da Black Friday;
  • 51% do crescimento no Sell Out comparando com os dados de 2023. 

Isso tudo só foi possível com uma estratégia regional, que conseguiu fazer com que as pessoas locais no off pudessem criar uma conexão genuína com quem estava no online. 

Quer entender como podemos ajudar a sua empresa nisso?

Banner com call to action que leva para uma LP focada na solução da Bornlogic.



Compartilhe essa postagem

Veja como funcionam os produtos e soluções Bornlogic

Aumente sua receita conectando sua loja física ao digital.