Marketing Digital
Publicado: 19 de Março de 2024 - Atualizado em: 19 de Março de 2024

Como usar as redes sociais para escalar as estratégias de marketing local

As redes sociais são essenciais para ampliar o marketing local, dada a diversidade cultural do Brasil. A personalização de conteúdo, portanto, é importante para falar com todas essas audiências da forma como esperam e aumentar o engajamento com estes consumidores locais. 

Veja no texto a seguir como implementar essas estratégias usando as redes sociais e como a Bornlogic pode entregar o que você vai precisar para impulsionar as vendas e o relacionamento com clientes em diferentes regiões.


Como usar as redes sociais para escalar as estratégias de marketing local


O Brasil é um gigante, e existem muitas realidades diferentes dentre os mais de 5.500 municípios no país. Cada local tem uma cultura, necessidades e expressões próprias com as quais se identificam. 

Para as marcas e lojas, isto também significa que cada ponto de vendas pode ter seus próprios inventários e sazonalidades que fazem sentido para aquele público. Por exemplo, a mesma loja que vende aquecedores em Gramado, no Sul, não terá aderência em Fortaleza, onde o calor é praticamente constante; ou anunciar promoção de mandioca onde o nome é macaxeira ou aipim; E mesmo entre bairros diferentes, uma promoção de bicicletas terá mais relevância onde há ciclofaixas na proximidade. Há inúmeros exemplos de que a personalização é necessária.

Para as grandes marcas e franqueadoras com presença nacional e regional, entregar conteúdos personalizados em escala é possível com as redes sociais, e o marketing local é a forma mais eficiente de promover produtos e serviços para esses públicos locais. 


Mas, afinal, o que é o marketing local?

O marketing local, como o nome diz, busca trazer ações de marca e vendas de forma local. São estratégias focadas em atrair e engajar aqueles clientes que estejam próximos do PDV (Ponto de Vendas), por exemplo. E mais do que isso, é sobre construir relações sólidas e fidelizadas com os consumidores locais dentro daquela cultura regional. 

Antes das redes sociais, essas estratégias dependiam muito da abordagem direta de vendedores e de táticas como panfletagem, mala direta nas caixas de correio e promotores na frente das lojas. 

Com a tecnologia e as redes sociais, o marketing local se tornou uma verdadeira economia digital para as marcas escalarem suas estratégias locais, utilizando recursos como a geolocalização oferecida pelas principais redes sociais para falar com o público certo.

Por que usar as redes sociais para escalar o seu marketing local?

O poder de influência das marcas está crescendo junto com as redes sociais. Hoje, 7 em cada 10 brasileiros usam as redes para fazer compras, como mostram dados da Opinion Box 

Com a digitalização acelerada dos últimos anos, são poucos aqueles que não estão presentes no Facebook, Instagram, TikTok e YouTube. Somente estas redes, juntas, somam mais de 500 milhões de contas ativas no país, o que coloca o Brasil entre os maiores usuários destas redes no mundo. 

Com isto as redes sociais se tornam o maior canal massivo de influência da história. E isso criou uma verdadeira guerra pela atenção dos consumidores nas redes, que recebem milhares de anúncios e conteúdos irrelevantes para eles todos os dias. E estão cansados disso. 

Portanto, estar apenas presente nas redes não é mais o suficiente para influenciar. 78% dos brasileiros provavelmente vão abandonar uma marca se esse conteúdo não for personalizado, como mostrou pesquisa da Twílio. Ou seja, as pessoas querem receber conteúdos de produtos e serviços que façam sentido para a realidade delas, com o local onde moram e as características com as quais se identificam. 

As marcas precisam correr para desenvolver estratégias que se conectem com essas particularidades locais. As redes sociais são um excelente canal para divulgação local com base em poderosos algortimos e, com a Bornlogic, as lojas passam a utilizar essas plataformas para estabelecer conexões e construir relacionamentos com os clientes. A solução não apenas amplia a visibilidade local da marca, mas também impulsiona o engajamento das pessoas, gerando um aumento nas vendas.

Além das vendas diretas, é claro, as marcas podem criar conteúdos que visam auxiliar as pessoas na resolução de problemas relacionados ao seu mercado local, o que também traz fidelização dentro da estratégia de marketing. 

Quanto ao conteúdo, as redes sociais da marca podem incorporar hashtags locais e divulgar eventos que destacam a participação ativa da empresa na comunidade. E existem muitos outros exemplos, incluindo recursos omnichannel para tornar a logística fluida entre compras diretamente das redes sociais e entregas locais de produtos. 

Veja como a Casas Bahia usou estratégias de marketing local para vencer os desafios da pandemia.

banner-casas-Bahia-1

Já usou a força de vendas local nas suas estratégias de marketing?

Os vendedores nos pontos de venda são hoje um dos maiores ativos das marcas e elemento fundamental para criar valiosos conteúdos locais. São eles que interagem com o público local, conhecem os produtos e os recomendam.

Para que eles possam ativar esse poder de criação do marketing local é necessário que haja uma governança das mensagens e das verbas de mídia para escalar uma máquina de milhares de conteúdos mensais, descentralizando esse custo operacional da matriz. 

Além disso, é preciso ter uma estratégia de valor em que todo o ecossistema se beneficie:  em que vendedores ganham com os vídeos produzidos; em que a indústria tenha a oportunidade inteligente de promover seus produtos por quem realmente entende deles; e que o varejo e as franqueadoras possam criar essas parcerias estratégicas para gerar mais negócios em cada um dos pontos de vendas, que podem chegar de centenas a milhares de localidades. 

Como a Bornlogic pode te ajudar?

Estar nas redes sociais e criar conexões verdadeiras com os clientes é uma realidade inegável das grandes marcas. Se olharmos as estratégias de social media de marcas como Magalu, Grupo Pão de Açúcar, Carrefour, Casas Bahia, C&A, Panvel, Kroton, Havaianas, Centauro, Farm e tantas outras, vemos duas coisas que elas têm em comum:
 
A primeira é que elas promovem vídeos com conteúdos autorais e publicitários de forma localizada nas redes sociais para cada ponto de venda. E a segunda é que  todas usam a plataforma da Bornlogic para gerenciar campanhas, conteúdos ou distribuir verbas. 

A realidade é que as marcas e agências de criação nem sempre possuem o conhecimento local para criar campanhas que sejam relevantes em todos os pontos de vendas. Esse conhecimento muitas vezes está nas mãos dos vendedores e gerentes de filiais e PDVs, que não conseguem os resultados de que precisam com as campanhas das matrizes. Criar campanhas regionais para centenas de lojas sem a tecnologia certa é um processo manual, demorado e caro, o que leva muitas redes a optarem pela falta de regionalização do conteúdo. 

Mesmo com conteúdo criado em páginas locais para cada PDV, as redes de lojas e a indústria ainda precisam ter a visibilidade necessária dos produtos mais buscados e anunciados em cada ponto, o que na falta dificulta o envolvimento delas para promover os conteúdos que mais interessam. 

Outro ponto que impede uma parceria maior entre as indústria, matriz e os lojistas é que cuidar dos orçamentos, distribuir verbas de impulsionamento e realizar os pagamentos para centenas de lojas é um desafio, e pede uma equipe de analistas para fazer isto manualmente e uma governança ágil para não travar as campanhas.

Com a plataforma da Bornlogic, todo esse ecossistema de marketing local se transforma em uma máquina de criação de campanhas e conteúdos autorais sem a necessidade de grandes times e outras tecnologias para fazer isso acontecer. 

Para sanar todas essas dores, a Bornlogic já está disponibilizando em 2024 uma plataforma completa de marketing local nas redes sociais. Nela,indústrias, varejistas, vendedores e agências podem se conectar para criar campanhas geolocalizadas de forma simples, personalizada e altamente escalável nas redes sociais.

Conseguimos despertar a sua curiosidade sobre o marketing local e o impacto da tecnologia certa? Saiba mais sobre as soluções da Bornlogic falando com um de nossos especialistas e comece agora a sua jornada pelo marketing local nas redes sociais!

Compartilhe essa postagem

Veja como funcionam os produtos e soluções Bornlogic

Aumente sua receita conectando sua loja física ao digital.