Marketing Digital
Publicado: 8 de Fevereiro de 2024 - Atualizado em: 8 de Fevereiro de 2024

UGC: Entenda tudo sobre o User Generated Content e como usá-lo

UGC (User Generated Content)

Você já ouviu falar sobre User Generated Content (UGC)? Valorizado por sua autenticidade, o UGC, que em português significa “conteúdo gerado pelo usuário”, reflete as experiências genuínas das pessoas em relação a produtos, serviços ou temas específicos.

Em comparação com o conteúdo criado pela própria empresa, o UGC, vindo diretamente das histórias dos consumidores de determinado serviço ou produto, envolve a audiência e contribui para a construção de uma comunidade leal.

O UGC abrange uma diversidade de formas de expressão muito presentes no meio digital, sendo criado e compartilhado diretamente pelos usuários, conforme os tópicos abaixo.

  • Comentários: interações escritas e reações nas plataformas online;
  • Textos: avaliações, comentários e postagens realizadas pelos usuários;
  • Imagens: fotos e gráficos compartilhados pela comunidade online;
  • Publicações em redes sociais: conteúdo compartilhado pelos usuários nas plataformas sociais;
  • Fóruns: discussões e contribuições ativas em fóruns online;
  • Blogs: posts e artigos elaborados pelos usuários em seus blogs pessoais;
  • Vídeos: conteúdo audiovisual produzido diretamente pelos usuários;
  • Avaliações: opiniões e feedback expressos sobre produtos ou serviços.

Neste artigo, você  vai entender tudo sobre o User Generated Content (UC) e como usá-lo.
O que você vai ver?

Exemplos de UGC

Conheça alguns exemplos de como as empresas aproveitam o User Generated Content de maneira estratégica:

Campanhas de hashtags

Ao lançar campanhas com hashtags exclusivas em redes sociais, as empresas buscam engajar os usuários para que criem e compartilhem conteúdos relacionados à experiência deles com a marca. Um exemplo notável é a campanha #ShareACoke, da Coca-Cola, que convida as pessoas a compartilharem fotos com suas garrafas personalizadas nas redes sociais.

Concursos

Empresas como a Starbucks impulsionam a participação ativa dos clientes através de concursos criativos. Um bom exemplo foi o concurso do "Copo Vermelho", no qual os clientes foram convidados a compartilhar sua arte nos icônicos copos de café da marca. Essa estratégia eficaz de conteúdo gerado pelo usuário resultou em grande sucesso, especialmente no Instagram.

Desafios virais

Desafios virais são tendências digitais que envolvem usuários desafiando uns aos outros a realizar ações específicas e, em seguida, compartilhar os resultados nas redes sociais. Esses concursos ganham rápida popularidade devido à ampla participação. Os participantes são estimulados a nomear ou desafiar outras pessoas a se juntarem à iniciativa, criando uma corrente de engajamento e promovendo a rápida disseminação dessas tendências online.

Um desses virais, e que foi usado para apoio à causas sociais, é o ice bucket challenge, ou desafio do balde de gelo. Os desafiados precisam jogar sobre a própria cabeça um balde de água com gelo e marcar a próxima pessoa a ser desafiada. O objetivo foi promover a conscientização das pessoas sobre a esclerose lateral amiotrófica e incentivar doações para pesquisa da doença, e criou correntes até mesmo entre celebridades. 

Avaliações e testemunhos

As plataformas de compras online, fundamentam suas decisões de compra na confiança gerada por avaliações e testemunhos de usuários. Esses exemplos ilustram como as empresas incorporam de maneira estratégica o UGC em suas iniciativas, visando impulsionar o engajamento, atrair atenção e ajudar nas conversões de vendas.

 

Vantagens do UGC

O UGC marketing é uma ferramenta valiosa para as empresas, oferecendo benefícios significativos por meio de uma abordagem autêntica e envolvente. A seguir, vamos explorar as principais vantagens dessa estratégia:

Aumento da confiança dos consumidores

Sustentada pela transparência e autenticidade dos próprios consumidores, a confiança nas relações comerciais encontra no UGC sua base sólida, pois ao fornecer insights sobre produtos, serviços e a reputação da marca, ele se destaca como um canal autêntico de comunicação.

A interação direta entre consumidores estabelece vínculos entre eles e contribui significativamente para a credibilidade da empresa, exercendo uma influência positiva nas decisões de compra. 

Melhora da reputação da marca

A sinceridade é a base para construir uma narrativa poderosa, contribuindo para uma imagem confiável e positiva. As interações entre os consumidores desempenham um papel fundamental na melhoria da reputação da empresa, evidenciando de maneira mais clara a satisfação do cliente.

Aumento da visibilidade da marca

O UGC opera como uma ferramenta estratégica, elevando a visibilidade da marca de maneira eficaz. A originalidade ligada ao UGC estabelece uma conexão genuína com os consumidores, resultando em um incremento na visibilidade da marca através de diversos canais.

As interações positivas e narrativas autênticas impulsionam um alcance orgânico, consolidando a presença da marca de maneira significativa no mercado. O engajamento genuíno dos consumidores, ao compartilharem suas experiências de forma espontânea, cria um marketing boca a boca virtual e fortalece ainda mais a posição da marca no mercado.

 

Como usar UGC

É muito importante incentivar os clientes a criar e compartilhar conteúdo exclusivo, integrando avaliações, fotos e vídeos gerados pelos usuários em suas campanhas de marketing para construir confiança e impulsionar o engajamento.

Incentive o UGC

Incentivar os clientes a criar e compartilhar conteúdo da marca é fundamental, como desenvolver desafios e campanhas interativas que os motivem a participar. Essa interação fortalece a conexão entre a marca e os consumidores e gera conteúdo orgânico para suas estratégias de marketing. 

Promova o UGC 

Proporcionar destaque ao conteúdo gerado pelos usuários é uma estratégia impactante para destacar a sua marca. Ao compartilhar ativamente depoimentos, fotos e vídeos criados pelos consumidores em suas plataformas online, você não apenas evidencia a satisfação do público, mas também constrói uma narrativa real e envolvente em torno da sua marca.

Use o UGC em suas estratégias de marketing

Integrar  User Generated Content em suas campanhas de marketing é uma estratégia poderosa para fortalecer a credibilidade da marca e envolver o público de maneira autêntica. 

Ao utilizar avaliações, testemunhos e conteúdo visual gerado pelos próprios usuários, se cria uma narrativa genuína que ressoa com a audiência, estabelecendo uma conexão mais significativa e duradoura.

UGC

 

Compartilhe essa postagem

Veja como funcionam os produtos e soluções Bornlogic

Aumente sua receita conectando sua loja física ao digital.