Marketing Digital
Publicado: 11 de Março de 2024 - Atualizado em: 11 de Março de 2024

Futuro das estratégias de marketing do setor automotivo está na palma das mãos

Saiba como a digitalização e a presença do vendedor de automóveis nas redes sociais estão transformando o planejamento de marketing do mercado automotivo brasileiro. Mesmo em meio à ascensão da compra online, 80% dos consumidores preferem o contato físico nas concessionárias, valorizando o papel do vendedor para orientar e criar confiança. 

No texto explicamos por que as marcas podem aproveitar a tecnologia para impulsionar o marketing local, envolver os clientes e alcançar novos públicos de maneira eficaz usando todo o potencial das redes sociais na experiência do cliente.


Futuro das estratégias de marketing do setor automotivo está na palma das mãos


O Brasil é hoje um dos mercados mais promissores para venda de automóveis do mundo. E não é para pouco. Mesmo com uma das maiores cargas tributárias em relação a outros países, estamos vendo as grandes montadoras globais trazendo investimentos de dezenas de bilhões ao país nos próximos anos e apostando fortemente na presença em lojas físicas de concessionárias. 

Para o brasileiro, ir a uma concessionária local para ver e comprar carros é uma experiência que se mantém presente mesmo diante da acelerada digitalização. A Webmotors fez um importante levantamento e descobriu que, mesmo diante da possibilidade de fazer tudo via o ecommerce, 80% dos consumidores preferem ir a uma loja física para comprar carros. 

E você consegue adivinhar uma das principais razões?

auto_vendedor 

Isso mesmo! A presença do vendedor, seja para tirar dúvidas dos modelos, aconselhar na escolha ou para conduzir por todo o processo de test drive e compra é apontado como um diferencial fundamental para a confiança dos consumidores na compra de automóveis novos. Afinal, é o vendedor que mais conhece do produto que está sendo vendido. 

Uma pesquisa recente da Bornlogic com a Opinion Box mostrou que 8 em cada 10 consumidores acreditam que o vendedor da loja física tem o papel importante de facilitar a experiência do cliente. Mas isso não quer dizer que o setor automotivo está na contramão da digitalização. Muito pelo contrário.

A presença digital do vendedor é considerada uma das estratégias fundamentais para atrair clientes locais às lojas, tendência que escalou rapidamente nos últimos anos. 


Disputa por atenção agora é nas redes sociais 

Estamos testemunhando uma mudança sísmica na digitalização. Se antes o foco das concessionárias era o campo da televisão e anúncios em sites e revistas especializadas, agora se voltou às redes sociais. E a personalização está conduzindo essa mudança. Pelas redes sociais, foi possível interagir com o público de interesse em tempo real. Mais do que isso, a geolocalização tornou possível adotar estratégias omnichannel, ou figital, para atingir digitalmente quem está próximo das lojas de forma personalizada, o que torna vendedores e marcas muito mais relevantes para quem recebe o conteúdo. 

Especialmente durante o isolamento social da pandemia, a atenção e a lealdade dos consumidores passaram a ser disputadas em cada postagem, comentário e compartilhamento. O vendedor percebeu que precisava sair de trás do balcão e chamar a atenção do público nas redes sociais, e tendo em mãos a ferramenta mais poderosa para isso, o smartphone. 

Por meio de vídeos autorais para explicar vantagens de produtos em estoque, anunciar promoções da loja e falar com o cliente local, as marcas potencializaram um recurso valioso que tinham dentro de casa, e até então pouco explorado! 

Um levantamento da SproutSocial apontou que 77% dos consumidores preferem comprar de marcas em que os vendedores aparecem nas redes sociais promovendo os produtos. Então não é apenas uma questão de seguir as últimas tendências. Há uma oportunidade genuína.

Imagine diversos vendedores de uma concessionária de automóveis compartilhando vídeos autênticos e envolventes sobre os recursos e vantagens dos veículos ou fornecendo dicas úteis de manutenção para os proprietários que já frequentam a loja. Essas interações não apenas criam conexões genuínas com os consumidores, mas também estabelecem as bases para relacionamentos duradouros e lucrativos.

Apesar do enorme potencial das redes sociais para impulsionar as vendas, muitas concessionárias e montadoras ainda não investem nisso. Enquanto isso, as marcas inovadoras que estão dispostas a abraçar a mudança estão colhendo os benefícios em primeira mão, alcançando novos públicos e aumentando suas participações de mercado. 

E é com a plataforma  Bornlogic que algumas das principais marcas presentes na América Latina estão investindo em marketing local via as redes sociais, utilizando conteúdos autorais feitos por vendedores para alcançar engajamentos até 10x maior nas páginas locais de lojas e franquias.

auto

A tecnologia como facilitadora do marketing local para grandes operações

É claro que pensar em implementar conteúdos de vendedores em operações de grande escala pode ser assustador, especialmente pelo cuidado em ter governança sobre os conteúdos. Mas a verdade é que essa preocupação não tem mais fundamento, dado que a tecnologia da Bornlogic permite que um único profissional da matriz ou agência possa aprovar conteúdos e distribuir verbas para campanhas regionais ou nacionais em poucos minutos. Descentralizar a geração de conteúdo se tornou fácil quando há automação desses processos e a disponibilidade de soluções modernas de pagamento. 

Outro facilitador que se tornou inegável em todas as frentes de negócio foi a inteligência artificial, e com a Bornlogic isto também foi aplicado para apoiar vendedores na criação rápida de legendas mais assertivas e alinhadas com cada campanha. 

E para os vendedores, ter tudo na mesma plataforma significa poder acessar incentivos e orientações das campanhas, as ferramentas de criação e visualização de resultados pelo próprio smartphone com o aplicativo de criação da Bornlogic.

Por fim, as montadoras e agências de mídia podem ter uma visão completa das vendas e tendências para seus produtos em cada loja das concessionárias, seja para disponibilizar verbas de retail media para as lojas como para distribuir os conteúdos dos produtos. 

Na Bornlogic, oferecemos essa plataforma completa de marketing local para que montadoras e concessionárias possam investir no poder criativo dos vendedores, escalar grandes campanhas nacionais com curadoria local e entregar recursos de IA, analytics e automação para potencializar todo o alcance nas principais redes sociais.  

Para saber como desbloquear todo esse potencial com a tecnologia certa, fale com o nosso time hoje mesmo clicando aqui!

Compartilhe essa postagem

Veja como funcionam os produtos e soluções Bornlogic

Aumente sua receita conectando sua loja física ao digital.