Varejo
Publicado: 11 de Outubro de 2023 - Atualizado em: 11 de Outubro de 2023

Como trabalhar com marketing de geolocalização durante a Black Friday

Ilustração de uma tela de computador com um anúncio online e ao lado uma caminhão de entrega de presentes

A Black Friday está chegando e a competição para atrair a atenção dos clientes é feroz. Entre as estratégias de marketing para esta data do ano, uma abordagem que tem ganhado destaque nos últimos anos é o marketing de geolocalização

Neste artigo, exploraremos como trabalhar com marketing de geolocalização para ter uma ferramenta poderosa durante a Black Friday, desde a segmentação de audiências por região até a criação de conteúdos que atraiam o seu público local.

Vantagens do marketing de geolocalização para a Black Friday (e o ano todo!)

Antes do advento dessa forma de publicidade, as empresas já possuíam métodos para tentar compreender seu público, definir preferências e afinar suas campanhas. No entanto, quando a marca consegue usar dados concretos, como preferências, locais frequentados pelo público e outras informações autênticas, o impacto dos anúncios se torna muito mais eficaz.

Quando um anúncio online é elaborado de maneira precisa, seja em ferramentas como Meta for Business ou Google Ads, ele atinge o público exatamente alinhado com sua abordagem. Portanto, fica evidente que as chances de converter uma ação em venda são consideravelmente ampliadas.

Ao empregar essa estratégia, que leva em conta a localização dos clientes, as empresas conseguem alocar seus recursos no local apropriado, reduzindo o risco de investir em anúncios que poderiam ser direcionados ao público errado.

Assim, aprender como trabalhar com marketing de geolocalização ou Geomarketing oferece um grande valor a empresas de diversos setores, com um crescimento e aprimoramento constantes.

Como trabalhar com marketing de geolocalização em campanhas mobile

Nos últimos anos, os dispositivos móveis assumiram um papel central no cenário do comércio eletrônico, e a Black Friday não é exceção. De acordo com os dados apresentados no relatório de 2020 da Ebit|Nielsen, o comércio eletrônico registrou um crescimento de 41%, alcançando um faturamento de R$ 87,4 bilhões. No entanto, o destaque desse cenário fica por conta do mobile.

As compras realizadas por dispositivos móveis aumentaram impressionantes 79% em comparação com o ano de 2019. Isso significa que elas passaram a representar 53% do total de compras online realizadas no Brasil, o que equivale a R$ 46 bilhões em vendas.

Além disso, a Black Friday, um período conhecido pelo grande volume de compras e pelas promoções exclusivas, motiva os consumidores a baixarem novos aplicativos para aproveitar ao máximo as ofertas disponíveis. Segundo um levantamento da AppsFlyer, que revelou mais de 45 milhões de instalações dos 70 principais aplicativos no Brasil durante a temporada de compras.

💡 Confira mais dicas no nosso artigo “Black Friday Varejo: boas práticas para anunciantes”

Geotagging e campanhas direcionadas a usuários próximos às lojas físicas

O geotagging é uma técnica que permite marcar fotos ou mensagens com informações de localização. Durante a Black Friday, sua empresa pode incentivar os clientes a compartilhar suas experiências nas redes sociais com geotags relacionadas às suas lojas físicas. 

Isso não apenas cria um senso de comunidade online, mas também ajuda a direcionar outros consumidores próximos às lojas físicas, aproveitando a influência das redes sociais.

Storytelling: como trabalhar com marketing de geolocalização

O storytelling é uma ferramenta poderosa no marketing, e a geolocalização pode ser integrada de maneira criativa para contar histórias envolventes. 

Ao incorporar elementos locais, como eventos da comunidade ou tradições regionais às campanhas da Black Friday, as marcas podem criar conexões emocionais mais profundas com o público. Isso não apenas atrai a atenção dos consumidores, mas também os envolve de maneira mais significativa.

Dicas para aproveitar a cultura regional para atrair clientes durante a Black Friday

Aproveitar a cultura regional para atrair clientes durante a Black Friday pode ser uma estratégia eficaz. Aqui estão algumas dicas para incorporar elementos culturais locais em suas campanhas de Black Friday:

Pesquise e compreenda a cultura local

Antes de criar suas campanhas, é essencial pesquisar e entender a cultura, tradições e preferências do público em sua região. Isso ajudará a adaptar sua estratégia de acordo com as peculiaridades locais.

Eventos e festividades locais

Se a Black Friday coincidir com eventos ou festividades locais, integre-os à sua estratégia. Por exemplo, você pode criar promoções temáticas que estejam relacionadas a esses eventos.

Storytelling digital dos vendedores

Cada região do país tem sua própria cultura, preferências e características demográficas. E sabe quem é o profissional que mais conhece sobre o seu público e o seu produto? O vendedor!

Ao trabalhar o storytelling digital dos vendedores da sua loja, sua empresa os transforma em micro-influenciadores regionais que divulgam sua marca nas redes sociais. 

Quando vendedores se transformam em embaixadores da marca, não se limitam a vender produtos e serviços; eles também difundem a imagem da empresa e seus valores aos clientes. Isso contribui para reforçar a ligação entre a marca e o público, fomentando relacionamentos mais duradouros e positivos.

Aqui na Bornlogic também já mostramos que os conteúdos produzidos pela força de vendas tem 4x mais engajamento do que as campanhas institucionais das empresas. 

Promoções específicas para a região

Ofereça descontos especiais ou promoções exclusivas para a região, destacando produtos ou serviços que sejam particularmente relevantes para os consumidores locais.

Lembre-se de que a chave para o sucesso durante a Black Friday é a autenticidade. Os consumidores valorizam marcas que demonstram um interesse genuíno pela cultura e pelas necessidades locais.  Portanto, adapte sua estratégia de acordo com a região, mantendo a integridade da sua marca.

Como trabalhar com marketing de geolocalização com a plataforma Bornlogic

Através da solução Bornlogic, matriz e vendedores podem criar seus próprios anúncios direcionados para atrair os clientes até as lojas. Oferecemos uma solução que empodera a força de vendas a conquistar consumidores de maneira online e descentralizada.

Através do nosso aplicativo, a força de vendas cria conteúdos e anúncios geolocalizados para redes sociais (Facebook, Instagram e TikTok), e a plataforma garante a matriz total gerenciamento de todos os conteúdos, anúncios e  insights.

Um exemplo de impacto do marketing geolocalizado da Bornlogic é o nosso case com a RaiaDrogasil. Um dos maiores grupos de farmácias do país utiliza a Plataforma Omnichannel da Bornlogic como uma ferramenta de construção de marca e engajamento, conectando as estratégias da empresa com as comunidades regionais em que as farmácias estão inseridas.

Com a Bornlogic, a RD identificou que os conteúdos autorais, feitos pela força de vendas, engajam 4 vezes mais do que as campanhas institucionais.

“Quando eu falo, por exemplo, de um produto, um lançamento versus uma mensagem local, regional, como Círio de Nazaré, em Belém, no Pará, por exemplo, ele sobressai em engajamento. Até dez vezes mais indicadores, porque a população se identifica”, afirma a Gerente de Marketing da RD, Luana Bulhosa.

Confira mais detalhes do case no vídeo abaixo:

 

Quer saber mais sobre como vender na Black Friday? Baixe nosso material exclusivo e saiba como vender na Black Friday usando as redes sociais e a solução Bornlogic:

banner-blog-venda-mais-bf

 

Compartilhe essa postagem

Veja como funcionam os produtos e soluções Bornlogic

Aumente sua receita conectando sua loja física ao digital.