Social Selling
Publicado: 1 de Setembro de 2023 - Atualizado em: 25 de Setembro de 2023

Como vender na Black Friday usando as redes sociais?

Ponto de vista de um homem segurando um smarthphone, assistindo a um anúncio de tênis feito por uma vendedor de loja

A Black Friday é uma das datas mais aguardadas do varejo. Com a crescente influência das redes sociais na jornada omnichannel dos consumidores, é de esperar que a sua empresa queira saber como vender na Black Friday com ajuda das plataformas e maximizar os resultados durante essa época. 

De acordo com a pesquisa norte-americana da Bazaarvoice, 46% dos consumidores desejam ouvir sobre as ofertas da Black Friday nas mídias sociais.  Além disso, aproximadamente metade (49%) dos entrevistados seguem marcas nas redes sociais para descobrir promoções.

Neste artigo, exploraremos como vender na Black Friday usando as redes sociais de maneira eficaz.

Preparando sua presença nas redes sociais para a Black Friday

Escolhendo as plataformas certas

Escolher as melhores plataformas de redes sociais para vender na Black Friday requer uma compreensão sólida de seu público-alvo. Isso vai desde as características de cada plataforma até os recursos disponíveis. Aqui estão algumas etapas a serem consideradas nessa tomada de decisão:

  • Conheça seu público-alvo: antes de decidir quais plataformas usar, é fundamental conhecer bem o seu público-alvo. Perguntas como idade, interesses, comportamentos de compra e preferências de comunicação são cruciais;
     
  • Avalie a natureza do seu produto ou serviço: considere como o seu produto ou serviço se encaixa nas características de cada plataforma. Alguns produtos são naturalmente visuais e se destacam em plataformas como Instagram, TikTok e Pinterest. Enquanto outros podem se beneficiar mais do compartilhamento de informações detalhadas, como no Facebook ou LinkedIn; 
  • Analise a concorrência: veja onde seus concorrentes diretos estão ativos nas redes sociais. Isso pode fornecer insights sobre onde o público-alvo está mais envolvido e onde você pode encontrar oportunidades.

Como vender na black Friday: Engajando seu público-alvo

Crie conteúdo atrativo

Depois de analisar bem o seu público, é hora de pensar nos conteúdos a serem produzidos para cada plataforma. Confira algumas dicas para vender mais na Black Friday:

  • Comparativos de preços: faça conteúdos que destaquem a diferença entre os preços regulares e os preços de Black Friday. Mostre claramente quanto os clientes economizam ao aproveitar as promoções;
  • Teasers e contagens regressivas: gere o sentimento de antecipação criando teasers e contagens regressivas nas redes sociais. Isso pode manter os seguidores animados e interessados nas suas ofertas antes da Black Friday;
  • Storytelling digital dos vendedores: trabalhe com a força de vendas da sua loja física. Os vendedores podem criar conteúdos autênticos experimentando os produtos, compartilhando como está sendo a preparação para o grande dia e revelando algumas dicas exclusivas sobre as promoções;

  • Live commerce: este formato envolve a transmissão ao vivo de vídeos onde os vendedores apresentam produtos, respondem a perguntas e interagem diretamente com os espectadores em tempo real. No Brasil, estima-se que 35% dos consumidores já compraram itens em lives pelas redes sociais, de acordo com um estudo da Censuswide e Wunderman Thompson Commerce

Planeje as campanhas de anúncios

Fazer campanhas de anúncios nas redes sociais durante a Black Friday pode ser desafiador e mais caro. Isso porque há uma alta demanda por espaço publicitário. 

Com o aumento do número de anúncios sendo veiculados, os usuários podem se tornar mais seletivos em relação aos anúncios que interagem. Isso significa que você precisa criar anúncios extremamente atraentes e relevantes para se destacar.

Dito isso, a Black Friday oferece oportunidades únicas de vendas e exposição para as marcas. Desde que haja um planejamento cuidadoso, estratégia criativa e as ferramentas certas.

Ainda sobre a força de vendas e a sua importância no planejamento de campanhas para a Black Friday, destacamos um dado da nossa Pesquisa Omnicanalidade no Brasil: 46% dos consumidores se sentiriam mais confiantes em comprar um produto online se estivessem vendo um vendedor de uma loja física anunciando o produto/serviço nas redes sociais da marca.

Analisando resultados e aprendizados após a Black Friday

Métricas e KPIs relevantes

Analisar as métricas e KPIs após uma campanha de Black Friday nas redes sociais é fundamental para avaliar o sucesso da sua estratégia e identificar áreas de melhoria. Aqui estão algumas métricas e KPIs importantes a serem considerados:

  • Taxa de Conversão;
  • Tráfego do Site;
  • Taxa de Cliques (CTR);
  • Taxa de Engajamento;
  • Retorno sobre o Investimento (ROI);
  • Custos por Conversão;
  • Taxa de Abandono de Carrinho;
  • Aquisição de Novos Seguidores/Clientes.

Fidelizando clientes pós-Black Friday

Além das métricas quantitativas, considere também a análise qualitativa do feedback recebido. Comentários, avaliações e feedback direto dos clientes podem oferecer insights valiosos sobre o que funcionou e o que pode ser melhorado.

Lembre-se de que as métricas e KPIs devem ser analisadas em conjunto para obter uma visão abrangente do desempenho da sua campanha de Black Friday nas redes sociais. Isso permitirá que você tome decisões baseadas em dados e ajuste suas estratégias futuras.

Como vender na Black Friday com a solução da Bornlogic 

A Bornlogic é uma retailtech que tem como propósito aumentar vendas por meio da transformação digital de todos os vendedores do planeta

Nossa plataforma incentiva vendedores, franqueados e promotores a criar vídeos e anúncios nas redes sociais da sua empresa de forma simples e escalável. Tudo isso segmentado para seus públicos locais, ou seja, próximos de cada unidade de negócio.

Realizamos isso, por meio de uma plataforma SaaS pensada para potencializar a comunicação digital de grandes redes varejistas e franquias, impulsionando suas vendas usando conteúdo produzido pelos próprios vendedores nas lojas físicas. Levamos calor humano para a comunicação de vendas digital

Impulsionamos a transformação digital da força de vendas das principais marcas da América Latina como Carrefour, Magalu, Via Varejo, Polishop, RaiaDrogasil, Farm, C&A, Panvel, Americanas, MRV, Grupo Pão de Açúcar, Arezzo e muitas outros.

A Centauro é um exemplo de cliente da Bornlogic que alcançou resultados incríveis durante a Black Friday de 2022.  A varejista conseguiu, entre outros recordes, bater a meta da Black Friday de 2022 em 532% usando nossa plataforma omnichannel.

Confira toda a estratégia da Centauro de como vender na Black Friday com a solução Bornlogic: 

 

Quer ter resultados como esses durante a sua Black Friday de 2023?  Baixe nosso material exclusivo e saiba como vender na Black Friday usando as redes sociais e a solução Bornlogic:

banner-blog-venda-mais-bf

 

Compartilhe essa postagem

Veja como funcionam os produtos e soluções Bornlogic

Aumente sua receita conectando sua loja física ao digital.