Marketing Digital
Publicado: 19 de Fevereiro de 2024 - Atualizado em: 19 de Fevereiro de 2024

10 estratégias de marketing para promover conteúdo local

Neste artigo, você  vai conferir 10 dicas para tudo que precisa para  montar uma estratégia de marketing local para a sua marca usando o principal canal de interação para fazer isso em escala: as redes sociais. 
O que você vai ver?

10 estratégias de marketing para promover conteúdo local


Está cada vez mais prático entender por que as estratégias de marketing com conteúdo local tem um poder tão grande de conexão, já que não faltam exemplos do sucesso dessas iniciativas (veja aqui algumas). Para as redes sociais, que estão no topo das tendências de marketing local, estima-se que 70% dos consumidores esperam ter informações personalizadas, o que mostra a importância de considerar o conhecimento local para tratá-los como é esperado (Sprout Social, 2023).

Trazer nos conteúdos da marca as características regionais, sotaques locais e até mesmo produtos que fazem sentido para cada loja oferece uma conexão mais próxima com os consumidores locais e um retorno muito maior nos investimentos em conteúdo de cada ponto de vendas. 

Confira aqui 10 dicas para começar a montar uma estratégia de marketing local para a sua marca, usando o principal canal de interação para fazer isso em escala: as redes sociais. 


Gere conteúdo relevante para o seu público-alvo


Ao planejar cada conteúdo, não considere apenas a quantidade de postagens, mas principalmente o significado e a importância que elas têm para as pessoas que sua empresa almeja alcançar. Use pesquisas de mercado, dados locais, entrevistas focadas e outros táticas para definir o que é realmente relevante para o seu público  

Conhecendo estas preferências podemos criar conteúdos que trazem tom, linguagem, temáticas e formatos que mais engajam cada perfil de público, além de poder usar esse conhecimento para segmentar as campanhas geolocalizadas, incluindo ainda elementos como idade e assuntos de interesse. 


Humanize o seu conteúdo


A comunicação precisa gerar uma conexão autêntica. Do contrário, por mais criativos que sejam os conteúdos, eles não proporcionarão o objetivo esperado. Para ter uma presença forte junto ao seu público, não há “segredo”, porém alguns elementos são essenciais.
 
Um deles é usar ao máximo vídeos que mostrem as pessoas por trás da marca, as ações e as comunidades em que estão inseridas. Outra tática eficaz é identificar o tipo de linguagem mais usada pelo seu público local para adotar expressões regionais e fugir de uma linguagem excessivamente formal ou regionalmente inexistente. Por fim, aposte em um storytelling que traga histórias reais de clientes, colaboradores e situações que representem a sua marca, como incentivar os vendedores de cada loja para fazerem seus conteúdos autorais da marca. 

Case de Sucesso Americanas

Engaje com o público nas redes sociais


O relacionamento com clientes sempre precisa ser recíproco. Ou seja, não basta que o público interaja nas redes sociais por meio de curtidas, comentários, mensagens, etc. - é preciso que os vendedores e demais agentes atuantes nas vendas também se comuniquem com o público de maneira contínua, sem jamais deixar as pessoas falando sozinhas, com dúvidas ou sem receberem um feedback. Além disso, é recomendado que se faça ações proativas de engajamento, como caixas de perguntas, enquetes, barra de deslizar e concursos para gerar engajamentos!


Crie conteúdo promocional para o público local


Para que as pessoas aproveitem as promoções ao fazerem as compras ou indicá-las a outras pessoas é crucial uma ampla divulgação para o público local.  Isso gera um resultado expressivo em pouco tempo e evita que os produtos fiquem parados no estoque.


Invista em influenciadores locais


Parcerias estratégicas com influenciadores locais são excelentes para disseminar os conteúdos rapidamente e gerar maior proximidade com o público. É interessante também considerar os pequenos influenciadores que atuam de forma próxima a uma base fiel e local de seguidores. Lembre-se que é importante manter o engajamento para construir relacionamentos de confiança e para que se mantenham colaborações futuras, seja para parcerias pagas ou espontâneas. 

Outra oportunidade está em transformar os próprios vendedores e promotores locais em influenciadores da marca, incentivando-os a produzir conteúdo e entregando os recursos necessários para que representem bem a marca. 
Case de Sucesso FarmPor fim, tenha em mente que seus próprios colaboradores podem se tornar micro influenciadores da sua marca. No caso do Magalu e de outras grandes marcas que estão com a Bornlogic, os vendedores das lojas se tornaram creators de conteúdo local em vídeo para as redes sociais, promovendo produtos e promoções para audiências locais.

Case de Sucesso Magalu


Tenha um conteúdo multicanal


Ter uma presença marcante nas redes sociais requer atuar em diversos canais. Ou seja, o conteúdo deve ser adaptado conforme as características de cada mídia.  O estilo de vídeo vinculado ao TikTok é diferente daqueles inseridos no Instagram e Facebook, por exemplo. Pequenas adaptações são suficientes para otimizar o conteúdo e torná-lo atrativo em diferentes redes. 

Além da consistência de publicações, é importante se atentar para que a sua marca e as mensagens sejam as mesmas para os consumidores, independentemente do canal. Portanto aposte em tecnologias que ofereçam essa governança quando se tem centenas de páginas e canais produzindo conteúdo. 


Incentive a geração de conteúdo pelo usuário


Uma das formas mais efetivas de engajar os consumidores é fazer com que participem da criação de conteúdo da marca. Essa constância é fundamental para fortalecer o relacionamento com o público e tornar a marca cada vez mais presente no cotidiano das pessoas. 

Algumas iniciativas, como criar concursos, promoções ligadas a engajamento, Enquetes, hashtags especiais e engajar com o conteúdo produzido por eles ajudam a manter essa sinergia. 

UGC
Crie vídeos únicos


Não há limites para a criatividade humana. Cada pessoa, com seu jeito único e autêntico, pode elaborar conteúdos diferenciados que fogem de uma linguagem ensaiada e até mesmo cansativa. Vídeos e demais conteúdos criativos tornam a comunicação mais fluida e próxima, o que gera um forte engajamento por parte do público. Por isso, experimente os diferentes formatos, crie conteúdos diversificados e aposte em um storytelling que fale com a sua audiência de forma autêntica.


Destaque histórias locais


Trazer histórias de clientes, promoções e uma narrativa pessoal dos vendedores com a região ajuda os clientes a se identificarem com aquela loja e marca. Essa estratégia favorece a proximidade com as pessoas e promove a autenticidade da sua marca através do conteúdo local.


Gere anúncios certeiros para atingir seu público-alvo


A vinculação de anúncios, feitas em momentos propícios, também intensifica o fluxo das vendas e gera resultados em curto espaço de tempo. É muito importante que o conteúdo desses anúncios seja bem direcionado ao público específico que a empresa deseja atingir e que os resultados sejam acompanhados para entender o que funciona melhor para direcionar os investimentos.

MKT_Local
Para que sua empresa tenha em mãos o melhor dessas estratégias, te convidamos para conhecer as soluções da Bornlogic e despertar o poder da influência da sua marca pelo marketing local nas redes sociais!

 

Compartilhe essa postagem

Veja como funcionam os produtos e soluções Bornlogic

Aumente sua receita conectando sua loja física ao digital.