Marketing Digital
Publicado: 27 de Fevereiro de 2024 - Atualizado em: 27 de Fevereiro de 2024

Como o Retail Media e as redes sociais vão transformar o seu marketing local

Retail Media dominou as discussões na NRF 2024, revelando os rumos do varejo. Com 75% dos varejistas já investindo nessa tendência, as iniciativas nas redes sociais para atrair clientes às lojas se destacam, impulsionando as estratégias de marketing local e as vendas. Veja neste blogspot algumas estratégias essenciais para o sucesso e prepare-se para o futuro do Retail Media!

Como o Retail Media e as redes sociais vão transformar o seu marketing local


Retail Media e Inteligência Artificial ganharam o protagonismo na NRF deste ano, discutindo as tendências mais importantes do varejo. Um dos focos destas discussões foram as redes sociais, e que agora ganha força na publicidade digital vinculada aos pontos de venda, aproveitando o potencial das lojas físicas no ambiente digital. As redes sociais desempenham um papel crucial nessa transformação do varejo promovendo uma nova era para o retail media.

Um estudo recente da consultoria Forrester apontou que 75% dos varejistas já investem em Retail Media. Esses investimentos já correspondem a 10% da receita total em publicidade digital do setor varejista, destacando sua influência crescente e seu potencial de expansão.

Diante de um mercado cada vez mais fragmentado, as mídias sociais oferecem uma nova arena para o aprimoramento das estratégias de retail media e uma integração ainda maior com o varejo. 

Para os varejistas, o retail media representa uma oportunidade única de monetizar seus canais de relacionamento com os clientes e impulsionar conteúdos direcionados nas redes sociais. Para as marcas, é uma maneira estratégica de alcançar públicos específicos e impulsionar as vendas de forma personalizada e com toda a inteligência de vendas dos varejistas.

Essa nova abordagem destaca a importância de cinco elementos-chave que podem ser usados nas redes sociais, incluindo a utilização da IA, a personalização local, a omnicanalidade, o envolvimento com nano influenciadores e a criação de conteúdo autoral.

E você, concorda com esses pontos?


Inteligência Artificial

A utilização da IA continua crescendo de forma significativa, impulsionando uma revolução no varejo e na publicidade digital, especialmente via as redes sociais. As marcas estão aproveitando as capacidades da IA para compreender a jornada e as intenções do consumidor nos varejos que distribuem seus produtos. Desta forma,  otimiza-se a alocação de recursos em publicidade digital, direcionando-os de forma mais precisa às áreas de maior demanda e estoque para cada produto. 

Inclusive, estas parcerias ganham força com a automação e a governança oferecida pela tecnologia, integrando o conhecimento entre indústria e varejo e gerenciando as campanhas. 

A integração das redes sociais nas estratégias de retail media tem proporcionado uma abordagem omnicanal mais poderosa, alavancando recursos como geolocalização e perfis de interesse para personalizar conteúdos direcionados aos públicos próximos de cada ponto de venda. 

Um exemplo notável é o Instagram, onde mais de 40% dos conteúdos exibidos no feed já são sugeridos por meio de IA.

Além dos benefícios analíticos que a IA oferece para entender os clientes e avaliar o desempenho das campanhas, ela também desempenha um papel crucial no auxílio aos consumidores e criadores de conteúdo para a geração de textos, apresentações, análises, vídeos originais e muito mais. Modelos de linguagem como o ChatGPT e o Gemini estão se destacando nas estratégias de marketing, possibilitando uma comunicação mais personalizada e eficaz.

Um exemplo prático disso é a plataforma da Bornlogic, que utiliza IA generativa para ajudar vendedores a criar conteúdos de social de forma mais eficiente e alinhada às necessidades das marcas. Veja aqui mais sobre os impactos da IA nas estratégias do varejo

Personalização local


Com a crescente demanda dos consumidores por experiências mais relevantes e personalizadas, as marcas estão direcionando seus esforços para utilizar elementos regionais e aprimorar suas campanhas de Retail Media nas redes sociais, visando uma representação mais autêntica e próxima das comunidades locais.

A análise detalhada dos dados coletados das interações em cada ponto de venda possibilita às empresas compreender as preferências e comportamentos específicos. Mas, para que haja uma personalização realmente eficiente com o consumidor é importante que tenha pessoas e elementos locais que geram uma identificação e proximidade. 

Ao combinar esses fatores com os recursos de geolocalização das mídias sociais, o retail media se torna uma poderosa ferramenta para a distribuição de conteúdo e anúncios altamente personalizados, oferecendo experiências autênticas para engajar o público local.


Omnicanalidade


Diferentemente da multicanalidade, que diz respeito à presença em múltiplos canais online e offline, a integração omnicanal trata de uma integração de conhecimento e jornada entre os canais. Incluindo pontos que mencionamos sobre uso de dados e personalização, a omnicanalidade desempenha um papel fundamental nas estratégias de retail media nas redes sociais, oferecendo uma abordagem fluida e coesa que conecta as experiências de compra online e offline.

Ao aproveitar os recursos da omnicanalidade, as marcas podem promover conteúdos nas redes sociais que estejam diretamente alinhados com as lojas locais, proporcionando uma experiência consistente e personalizada aos consumidores em todos os pontos de contato. 

Os consumidores também valorizam essa conveniência e consistência em suas experiências de compra. Uma pesquisa recente da Bornlogic com a Opinion Box sobre Omnicanalidade revelou que 75% dos consumidores consideram importante essa personalização e integração na jornada de compras.

Uma estratégia omnicanal bem executada permite que eles encontrem facilmente informações sobre produtos, promoções e eventos tanto nas redes sociais quanto nas lojas físicas. Isso não só fortalece o relacionamento entre a marca e o consumidor, mas também impulsiona as vendas, pois os clientes se sentem mais confiantes e confortáveis ​​em suas decisões de compra.

Além disso, a atribuição avançada permite que as empresas rastreiem o impacto de suas campanhas em todos os canais, otimizando o investimento e maximizando o retorno sobre o esforço de marketing. Essa integração completa dos canais online e offline é fundamental para o sucesso das estratégias de retail media nas redes sociais.


Nano influenciadores


Quando falamos dos pequenos (ou nanos) influenciadores locais, são pessoas comuns e vendedores que possuem conexão e influência genuína com seus seguidores. O uso destes influenciadores digitais como parte das estratégias de retail media continuará crescendo em 2024. 

Eles oferecem uma autenticidade incomparável às campanhas de publicidade, pois são percebidos como membros confiáveis ​​e influentes de suas comunidades. Colaborar com influenciadores de nicho e nano influenciadores para alcançar públicos altamente segmentados têm se mostrado uma estratégia eficiente para gerar identidade de marca e aumentar a autenticidade das campanhas, seja envolvendo anúncios publicitários como conteúdos de cunho autoral. 

Case de Sucesso Farm


Conteúdo autoral


Os vendedores dos pontos de venda são hoje um dos maiores ativos das marcas e elemento fundamental para criar valiosos conteúdos locais. São eles que interagem com o público local, conhecem os produtos e os recomendam. Por isso, são pilares importantíssimos para as estratégias de Retail Media. 

Para que eles possam ativar esse poder de criação do marketing local é necessário que haja uma governança das mensagens e das verbas de mídia para escalar uma máquina de milhares de conteúdos mensais e descentralizar esse custo da matriz.

Além disso, é preciso ter uma estratégia de valor em que todo o ecossistema se beneficie:  em que vendedores ganham com os vídeos produzidos; em que a indústria tenha a oportunidade inteligente de promover seus produtos por quem realmente entende deles; e que o varejo possa criar essas parcerias estratégicas para gerar mais negócios. 

Por fim, é importante que os vendedores saibam utilizar as principais tendências nas mídias sociais para promover esses conteúdos. O formato em vídeos curtos, por exemplo, se tornará cada vez mais importante nas redes sociais e nas campanhas de Retail Media. As marcas que investem nesse formato podem alcançar um público mais amplo e aumentar o engajamento com seus produtos e serviços.

Case de Sucesso Americanas
Não restam dúvidas de que o futuro do Retail Media até 2030 será marcado por experiências localizadas e personalizadas, integração omnichannel total e uma poderosa combinação da IA e dos vendedores para criar conteúdos cada vez mais efetivos pelos maiores canais de influência no mundo - as redes sociais.

Se interessou em saber mais sobre as oportunidades de Retail Media local nas redes sociais e precisa de um parceiro tecnológico para fazer isso acontecer agora? Fale com a nossa equipe e veja como podemos entregar uma solução ideal para sua estratégia!

 

Compartilhe essa postagem

Veja como funcionam os produtos e soluções Bornlogic

Aumente sua receita conectando sua loja física ao digital.