Varejo
Publicado: 21 de Setembro de 2023 - Atualizado em: 29 de Setembro de 2023

LATAM Retail Show 2º dia: IA, tecnologia e o diálogo regional

Corredor com stands do Latam Retail Show

Muitos negócios, relacionamentos e conteúdos importantíssimos para o varejo estão sendo abordados na 8ª edição do Latam Retail Expo, em São Paulo. 

O evento reúne mais de 200 palestrantes nacionais e internacionais, mais de 100 horas de conteúdos pagos e gratuitos e a apresentação de sete pesquisas inéditas de interesse do setor.

Se você não conseguiu comparecer ao maior evento B2B de varejo e consumo da América Latina, confira o resumo da cobertura Bornlogic do segundo dia:

Revolucionando o varejo: o poder da IA ​​para o sucesso

Sevgi Koklu, Vice President e Managing Director de Retail e Global Distribution Industry da IBM, e Marcela Vairo, Diretora de Dados da IBM Brasil, apresentaram um pouco da história da inteligência artificial no LATAM Retail Show 2023.

Durante o Latam Retail Expo, especialistas da IBM compartilharam insights poderosos sobre como a IA está revolucionando o mundo do varejo e do consumo.

Sevgi Koklu, Vice President e Managing Director de Retail e Global Distribution Industry da IBM, e Marcela Vairo, Diretora de Dados da IBM Brasil, apresentaram um pouco da história da inteligência artificial. Desde a jornada do pioneiro Alan Turing, com o famoso "Teste de Turing" em 1950, até os dias de hoje, com a adoção da IA, que cresceu exponencialmente, passando de 20% em 2017 para 50% em 2022. 

Desafios e Oportunidades

De acordo com um estudo da McKinsey, "The State of AI in 2022", no Brasil, mais de 400 casos de uso da IA foram identificados em empresas como Magalu, Sicredi, Tim, Natura, e muitas outras.

A IBM buscou entender entre os seus clientes qual a importância dessa tecnologia para os negócios. Segundo a empresa, CEOs reconhecem que a inteligência artificial, mais especificamente a IA generativa, é fundamental para a vantagem competitiva, com cerca de 75% deles acreditando nisso. 

No entanto, apenas 30% dos executivos seniores concordam que suas organizações estão prontas para adotar a IA generativa de forma responsável. E, apenas 29% dos executivos concordam que a organização já tem a experiência in-house para adotar a IA generativa.

A IA generativa não apenas promete revolucionar o varejo, mas também impactar positivamente a economia global, com um potencial para aumentar o PIB global em 7% nos próximos 10 anos. 

O Futuro da IA no Varejo 

O uso da IA generativa é amplo e variado, como mostrado em cases de sucesso dos clientes da IBM. Ela pode aprimorar a criação de marketing de conteúdo, otimizar o atendimento ao cliente, prever a demanda, fornecer insights, analisar margens e faturas, e muito mais. Seus impactos são evidentes na produtividade, no atendimento ao cliente e na modernização de aplicativos.

A inteligência artificial no varejo está moldando o futuro do setor, impulsionando a personalização da experiência do cliente e a otimização das operações. Cerca de 78% dos consumidores têm usado múltiplos canais para iniciar e completar uma transação. Portanto, um dos principais objetivos de empresas de consumo com o uso de IA são:

  • Entregar experiência omnichannel focada no consumidor;
  • Construir relações 1:1 mais próximas com consumidores;
  • Simplificar a maneira como o negócio é feito com consumidores.

Essa não é apenas uma tecnologia, mas uma nova forma de pensar, inovar e prosperar no mundo do varejo. É uma revolução que está mudando a maneira como compramos, vendemos e interagimos com as marcas. Aqueles que abraçam a IA estão preparados para liderar o caminho em direção a um futuro mais inteligente e eficiente no varejo e consumo.

Painel PwC Brasil Tecnologia: a grande influencer dos novos tempos

Em um painel, executivos da PwC Brasil, Royal Canin e Sephora destacaram como a tecnologia está moldando a forma como as empresas se relacionam com seus clientes e se mantêm competitivas em um mercado em constante evolução no LATAM Retail Show.

Em um painel, executivos da PwC Brasil, Royal Canin e Sephora destacaram como a tecnologia está moldando a forma como as empresas se relacionam com seus clientes e se mantêm competitivas em um mercado em constante evolução.

Jackson Andrade, LATAM IT Director na Sephora, começou compartilhando como a tecnologia sempre esteve presente nas discussões da empresa, mas recentemente ganhou ainda mais protagonismo devido a uma série de eventos e ao cenário competitivo do mercado. 

Ele destacou que, à medida que as novas tecnologias surgem, os profissionais de tecnologia também precisam adquirir novas habilidades para tomar decisões assertivas que impulsionam o negócio da empresa.

O diretor também enfatizou que a tecnologia deve ser usada para gerar conveniência ao cliente, permitindo que ele compre da maneira que deseja. “O cliente é o protagonista e a tecnologia deve proporcionar uma experiência fluida e única em todos os pontos de contato”, disse Andrade.

Para isso, é necessário tecnologias com integração, arquitetura, para ter uma escalabilidade factível. “Criar uma boa experiência com o cliente é uma questão de sobrevivência do negócio. Se não estiver dentro do contexto phygital, vou perder uma oportunidade de venda e o cliente vai procurar em outro lugar, que tem essas tecnologias embarcadas”.

Luciana Medeiros, Sócia e líder de consumer markets na PwC Brasil, ressaltou a importância da omnicanalidade, destacando que as lojas físicas continuam a desempenhar um papel fundamental.

Ela enfatizou que os consumidores procuram produtos online, mesmo quando estão em lojas físicas, criando o cenário phygital. “Essa mistura da omnicanalidade é o futuro. Perder uma venda por não ser omnichannel é muito representativo”, explica.

pesquisa-omnicanalidade-no-brasil
Integração de Tecnologia, RPA e Aceleração Digital

Quando questionado sobre a integração de tecnologia, incluindo a Automação de Processos Robóticos (RPA), Jackson Andrade destacou que a tecnologia deve ser aplicada de acordo com a maturidade da empresa e com o objetivo de melhorar a experiência do cliente. Ele enfatizou que a tecnologia pela tecnologia não agrega valor e que as empresas precisam definir sua jornada tecnológica com base em seus objetivos e nas necessidades dos clientes.

Marco Gois, Diretor Regional de Digital Technologies, Effem na Royal Canin, complementou essa ideia, destacando que a tecnologia deve economizar tempo para os colaboradores da empresa. “A inovação parte do momento que conseguimos construir um ambiente mais saudável e mais amistoso para receber nossos clientes dentro do que oferecemos no mercado”, concluiu. 

Que país imenso é esse? A importância do diálogo regionalizado para gerar mais conexão (e resultados)

Painel no LATAM Retail Show mostrou como as marcas estão se adaptando para atender às diversas necessidades de um país diversificado como o Brasil.

O Latam Retail Show trouxe à tona uma discussão fundamental sobre a importância da regionalização para gerar conexão e resultados no cenário do varejo brasileiro. O painel mostrou como as marcas estão se adaptando para atender às diversas necessidades de um país diversificado como o Brasil.

Tatiana Souza, Diretora de Negócios Comércio na Globo, começou a discussão destacando a diversidade que define o Brasil. Com um vasto território e uma população diversificada, o Brasil é um país de contrastes e múltiplas identidades regionais. Essa diversidade não se limita apenas à geografia, mas também se estende às preferências culturais, sociais e de consumo.

A palestrante enfatizou que o brasileiro se orgulha de sua origem e regionalidade, incluindo o sotaque e as tradições locais. Ela apresentou dados interessantes, como o fato de 85% dos consumidores valorizarem marcas que trabalham com elementos locais em seus produtos. Para Tatiana, essa conexão com as raízes culturais é fundamental para entender e atender o consumidor brasileiro.

O painel também destacou o desafio que as marcas enfrentam para se conectar com as diversas facetas do Brasil. Apesar de sua rica diversidade, cerca de 7 em cada 10 pessoas não se sentem representadas pela publicidade no Brasil.

Isso levanta uma oportunidade importante para as marcas abraçarem novos símbolos de brasilidade que refletem a multiplicidade de culturas e identidades presentes no país.

Magazine Luiza e a regionalização da comunicação da marca

Felipe Cohen, Diretor de Operações de Marketplace no Magazine Luiza, compartilhou a jornada de transformação da comunicação da marca. Ele destacou que a empresa, com suas 1.300 lojas físicas em todo o país, tinha uma base sólida para se comunicar com o público local e tirar o máximo proveito da regionalidade.

Cohen explicou como o Magazine Luiza passou de um varejo tradicional para uma operação omnicanal, impulsionada pela digitalização. Hoje, 70% do faturamento da empresa vem do comércio eletrônico, e eles estão se movendo em direção a um ecossistema digital multicanal para digitalizar todo o Brasil.

O executivo enfatizou o papel fundamental das lojas físicas na criação de um marketplace multicanal. Eles não apenas facilitam a entrada de parceiros Magalu, mas também geram demanda em suas comunidades locais. Além disso, a automatização das lojas permitiu uma experiência de compra mais rápida e eficiente.

Outra estratégia da marca para a regionalização é o marketing local. Isto é, o Magazine Luiza investiu em tecnologias como a Bornlogic para a geração de conteúdos e anúncios locais

A varejista apostou em criar uma comunidade, o “Maga Local”, com sua força de vendas espalhada pelo país, cada vendedor se comunica diretamente com seus clientes locais por meio das redes sociais.

Confira o depoimento da Aline Queirantes, Gerente Corporativa de Marketing do Magazine Luiza sobre a parceria com a Bornlogic:

 

Para saber mais detalhes sobre essa parceria,  acesse o nosso case de sucesso com o Magalu que, com a solução da Bornlogic, digitalizou a força de vendas e bateu 80% da meta de uma de suas lojas em 3 dias!

Electrolux: conquistando o Nordeste e além

Marca número um em consideração de compra no segmento de eletrodoméstico, a Electrolux, tinha um desafio no Brasil: conquistar o mercado nordestino.

Ana Peretti, Vice-presidente de Marketing América Latina, foi convidada para compartilhar a experiência e estratégias da marca para localizar sua comunicação sem perder a essência de sua marca.

Peretti destacou que o nordeste, apesar de ser o segundo maior mercado do Brasil, representava apenas 20% das vendas da Electrolux. Para fortalecer a marca na região, a empresa lançou campanhas regionais e participou de eventos culturais para aumentar sua presença na região. Isso incluiu o uso de influenciadores locais e uma abordagem personalizada para se conectar com o público nordestino.

Os resultados mostraram um aumento significativo nas buscas pela marca na região e um crescimento notável nas vendas no nordeste, como:

  • +90 conteúdos orgânicos gerados no pré, durante e pós evento;
  • 82% de comentários muito positivos;
  • Aumento na taxa de engajamento de 6pp (melhor que benchmark).
  • Aumento de acessos ao D2C no nordeste (destaque para Bahia, Ceará e Pernambuco).

M. Dias Branco: para todos os ‘Brasis’ dentro do Brasil

A maior empresa de alimentos do nordeste, que completa 70 anos em 2023, apresentou uma estratégia interessante para expandir algumas marcas em outras regiões e fortalecer ainda mais as marcas regionais.

Segundo Fábio Melo, Diretor Executivo de Marketing e Trade Marketing na M. Dias Branco, a empresa focou em se tornar relevante para todos os "Brasis" dentro do Brasil, reconhecendo a diversidade de culturas, gostos e preferências regionais.

Melo destacou que a M. Dias Branco criou marcas que são verdadeiras joias regionais, líderes de mercado em suas respectivas localidades. Eles valorizaram as preferências locais, respeitando os gostos e as identidades culturais de cada parte do país. Com essa estratégia, a empresa alcançou a liderança em todas as regiões do país.

O executivo também compartilhou cases de sucesso, como o da Piraquê, que se tornou um ícone carioca e experimentou um crescimento notável de market share no Rio de Janeiro. A marca Vitarella também se destacou no nordeste, expandindo para o sudeste e consolidando sua posição como a marca número um do Brasil.

Em resumo, o painel do Latam Retail Show deixou claro que o Brasil é um país diversificado, onde as diferenças regionais desempenham um papel fundamental no comportamento do consumidor e nas estratégias de negócios. 

Para ter sucesso no mercado brasileiro, as marcas precisam abraçar a regionalidade, adaptar suas estratégias e comunicações e, acima de tudo, valorizar a rica diversidade que define esse país imenso.

E essa foi a cobertura do segundo dia LATAM Retail Show. Já conferiu a do primeiro dia? Leia aqui!

Não perca amanhã o nosso post sobre o último dia do evento!

Assine a newsletter da Bornlogic para ficar por dentro de todas as novidades, conteúdos e insights sobre o mundo do varejo e da indústria! 

Compartilhe essa postagem

Veja como funcionam os produtos e soluções Bornlogic

Aumente sua receita conectando sua loja física ao digital.